Instrumentalidade do ServiÇo Social

Em toda trajetória do Serviço Social podemos identificar várias correntes que discutem a questão da sua instrumentalidade e de sua importância.  Entende-se por instrumentalidade a mediação que permite a passagem das análises universais às singularidades da intervenção profissional.

Objetivo do curso: Possibilitar aos participantes o conhecimento, ampliação e discussão dos instrumentos do serviço social, preparando-os para intervir frente às manifestações da questão social em sua interseção nos campos da Saúde, Assistência Social, Educação e Poder Judiciário. O curso tem caráter de atualização profissional e aprofundamento conceitual a partir de aulas expositivas e dialogadas com oficinas práticas para construção de novos saberes e práticas sociais.

Público-alvo:
Assistentes Sociais.

ViolÊncia DomÉstica

Devido ao agravamento da violência doméstica e a implantação de Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Centros Especializados de Assistência Social (CREAS), torna-se evidente a procura de profissionais com conhecimentos específicos nessa área. Em decorrência disso, a UNESAV propõe realizar este curso, visando o aprofundamento teórico e prático de técnicas para atuação em diferentes casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes.

Objetivo:
Proporcionar a especialização sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes, objetivando a capacitação de recursos humanos para atuar junto a esta realidade. 

Público:                                                              
Graduados nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Direito, Educação, Economia Doméstica, que estejam trabalhando ou tenham interesse com crianças e adolescentes em situação de risco e/ou com suas famílias.    

Criminologia, Segurança Pública e Direitos Humanos

O Curso de Especializaçao em Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública destina-se a graduados das áreas do Direito, da Sociologia, do Serviço Social, das Ciencias Sociais, da Psicologia, e outros interessados no tema. As disciplinas integradas no estudo da Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública nas sociedades contemporâneas, ampliarao a discussao e o conhecimento em relaçao as diversas faces do crime e sua amplitude no mundo moderno.

GESTAO DE PROJETOS SOCIAIS

Público-alvo: empreendedores e profissionais da área de negócios que necessitem aprofundar conhecimentos e desenvolver competencias em planejamento e gestao estratégica, Assistentes Sociais, Administradores, Psicólogos, Professores, etc.

O curso de Pós Graduaçao em Gestao e Projetos Sociais da UNESAV, envolve situaçoes ativas de aprendizagem que possibilitam ao participante conceber e desenvolver projetos sociais, definir indicadores de avaliaçao, bem como aplicar metodologia participativa de elaboraçao de projetos sociais.

Como estratégias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem/ensino serao utilizadas: estudo de caso, proposiçoes de problemas; discussoes em grupo; plenárias, jogos, etc. Também serao promovidas exposiçoes dialogadas e discussao de situaçoes reais. Proporcionará ainda, aos gestores que atualizem as formas de administrar os projetos.

UNESAV - Rua Gomes Barbosa, nº 146 - Bairro Centro
Viçosa - MG / Tel: (31) 3891-3491
© Copyright 2012
Todos os direitos reservados